Planejamento Financeiro – O primeiro passo
Desde a infância perseguimos etapas: começar a comer, andar e falar; entrar na escola, formar no colegial, graduar; conquistar um emprego, realizar uma viagem, comprar um carro, uma casa, e outras tantas particulares.
Nossa! Parando para pensar é coisa “prá caramba”, né? Se não tivessem essas diretrizes e expectativas, como estaria agora? Há um fator em comum nelas. Hora foi regido pelo seu responsável, e agora é por você! Sim!! Me refiro ao money.
Então, para que o dinheiro seja aliado e não rival, nada melhor do que o conhecer e ter ciência onde está sendo empregado, correto? Assim nasce o Planejamento Financeiro alinhado com a realidade, expectativa e sonhos de cada ser humano.
Os primeiros passos
Para iniciar esse processo é preciso uma fotografia da sua vida financeira. Você pode fazer uma breve visão da situação de diversas formas, o importante é sempre dar o primeiro passo! E nós estamos aqui para orientar vocês neste start também!
Atualmente, existem inúmeros APPs e planilhas para facilitar a compilar essas informações. Sugiro que utilize a que for mais fácil para você.
É muito importante ter a visão do todo antes de tomar qualquer tipo de decisão, mesmo que ainda seja um pré-planejamento. Não se apegue à tecnologia, pode ser uma folha de papel, o importante é ter claro o valor de receita mensal e anual, bem como os custos e saldos.
Check Up feito, e agora?
Com esses dados em mãos é hora de rever furos e traçar objetivos. Uma coisa é certa, ter clareza e simplicidade são determinantes nessa etapa. Você precisará ter um tempo determinado para pensar bem em vários pontos, afinal, é necessário assimilar o que é urgência, importante e desejável para sua vida neste momento (e de hoje em diante).
Às vezes notamos que se faz necessário ter uma mudança de impacto, seja cortando despesas ou até mesmo excluindo hábitos que são prejudiciais. Isso mesmo, o ato de fumar, por exemplo, é fator levado em consideração neste momento.
Convicto de onde quer chegar, e ciente das mudanças de hábitos necessários para o sucesso do seu plano, persista. Pode parecer difícil chegar lá, mas com esses primeiros passos dados, os muros vão caindo um por um e, mantendo o foco e a disciplina, logo você terá uma visão mais límpida das possibilidades.
Planejamento Financeiro em Tempos Difíceis
Muitos brasileiros foram impactados de maneira mais forte com os tempos difíceis que enfrentamos em 2020. Desemprego, perda de ente queridos, diminuição da renda familiar… Aliado a isso, ainda sofremos com o isolamento, tivemos que nos acostumar com home office e… UFA! Bastante coisa, né? Mas nós nos reinventamos, precisamos disso. Não dá para se entregar.
Resiliência
Para a psicologia, ser resiliente é ter a capacidade de dar a volta por cima, lidando e superando adversidades e transformando experiências negativas em aprendizado.
A covid-19 trouxe resiliência como substantivo de inspiração, abrace isso e traga para sua vida financeira também!
Micro Vitórias e o que vem depois
Estando o orçamento doméstico fluindo, é hora de celebrar as conquistas e buscar a(s) melhor(es) alternativa(s) para acumular o excedente financeiro. Quando você é capaz de visualizar todos os seus custos e rendas o sentimento que vem em seguida é algo como satisfação, mesmo que o cenário não seja lá tão favorável. Isso acontece pelo simples fato de passarmos a conseguir trilhar os melhores caminhos para alcançar os objetivos imaginados.
Nesse momento você compreende o conceito de liberdade e o nosso compromisso com você de te ajudar a garantir que “hoje está tudo bem, e amanhã também“.
Saiba um pouco mais sobre nosso trabalho nos links abaixo:
PESQUISA: Você tem plano de saúde e quer reduzir gastos com isso?